24/10/2008

Finalmente Economia- Crise Mundial - Opus I

Boa Noite a todos. Como esta em meu perfil sou economista de formacao. Em vista do que tenho acompanhado sobre a chamada crise mundial resolvi tecer alguns comentarios. Nao sei se serei lido, mas quero deixar aqui minha opiniao. Vamos comecar a analisar de maneira geral: qual a funcao de um empresario? Sera que os aplicadores do mercado financeiro nao sabem que correm riscos? Sera que os diretores financerios de empresas solidas, como sao a maioria das empresas que tem acoes negociadas em bolsa, tem seu dinheiro em aplicacoes de altissimo risco e nao sabem a hora de sair de uma posicao? Essas perguntas embasam minhas primeiras consideracoes. Primeiro, o mercado financeiro eh apenas uma das faces da economia, essa face representa um conjunto de mecanismos que tem no risco e retorno faces da mesma moeda. E quem sofre com esse nivel de variacao nos negocios? Quem nao tem nada a ver com esses mecanismos de risco e retorno. Segundo, os governos precisam se preocupar com questoes sistemicas, concordo com a rigidez com que o governo americano esta tratando a crise, com dinheiro sim, mas com REGRAS CLARAS, nenhum diretor dessas empresas poderao continuar a ter ganhos altos, isso eh ter responsabilidade. Terceiro, quem esta no mercado financeiro sabe que corre riscos, quem quer agora chorar pelas perdas na minha opiniao esta agindo de ma fe. Uma economia nao pode se pautar por um segmento, nao pode criar esse medo sistemico, esse estado de coisas que prejudica pessoas que nao tem nada a ver com esse universo. Esses comentarios sao meus primeiros apontamentos, quero na continuidade tecer comentarios mais tecnicos, mas sem recorrer excessivamente ao economes, tentando deixar claro que salvar de afogamento quem ja tem colete e bote salva vidas eh deixar morrer quem esta caindo do Titanic e nem tem bote salva vidas.

Nenhum comentário: