02/03/2007

Se você não tivesse pra onde voltar...

Esta semana eu estava mais introspectivo. Enquanto aguardava minha esposa na Estação do Metrô, em Porto Alegre, eu observava o vai e vem dos trens. Cada pessoa que passava sorrindo, ou braba, ou triste, me sugeria a imensidão de problemas, de felicidades, enfim, de histórias e universos os mais diversos. Ah! Vale lembrar que eu estava ouvindo no mp4 uma seleção que ia de Pink Floid a Steve Ray Vaughan, e isso me estimula mais a filosofar.
E ai, sentado no banco da estação eu comecei a pensar : e se eu não tivesse pra onde ir? Se eu não tivesse uma esposa que me ama, e eu a ela. Se eu não tivesse tanta coisa pra agradecer, desde família, trabalho, amigos, tudo o que todos os dias eu agradeço a Deus por ter.
E pensando nisso eu parei naquele tipo de pessoa que nos deixa pra baixo. Pessoas que só sabem criticar, sem propor, pessoas que se comprazem com a desgraça dos outros, invejam qualquer coisa que voçê possa ter. Essas pessoas, pra mim, são infelizes, pois não tem o que nos torna um ser humano e nos diferencia dos animais: a compaixão e o amor ao próximo!
Tem um ensinamento que diz que todos nós somos responsáveis pela paz e pela guerra. Se somos invejosos, se apenas pensamos o mal dos outros, nós estamos alimentando a guerra no mundo. Mas se pensarmos o bem, se praticarmos boas ações, estaremos promovendo a paz entre os povos. Isso é filosofia Rosacruz. Parem para pensar!

Pensem como eu , em qualquer lugar: E se eu não tivesse a vida que tenho o que eu faria?

Não interessa o que sonhamos, o que desejamos, desde que isso não prejudique os outros, temos o direito de sermos felizes, esqueçamos os probleminhas do dia-a-dia e vamos em busca de nossa felicidade.

Um abraço e irei continuar com esse assunto em outra postagem. Aguardo comentários.

2 comentários:

Anônimo disse...

Prezado Omar, o teu raciocínio neste sentido não anda sozinho. Ao menos duas vezes por dia vou levar e buscar minha esposa na estação do trem, e nestas idas e vindas, por vezes me questiono algo parecido. Todo mundo acordando cedo, saindo de casa quando ainda está escuro, pegando dois ou três ônibus mais um trem para chegar ao trabalho, sabendo que só irá retornar para casa no final do dia. E aqueles que chegam à noite e não tem uma cama para durmir, um jantar em família para conversar e tantas outras coisas simples que nós temos e muitas vezes não damos a devida importância. E no inverno, como é que fica, você sozinho, chovendo, embaixo da marquise de algum prédio no centro de POA, passando fome, frio e solidão - quase insuportável só de pensar.
Mas tem uma coisa que sempre penso quando almejo algo para o futuro, porque todos nós temos uma ânsia muito grande por crescer, ser mais inteligente, importante e bem sucedido, sempre olhando para a frente, mesmo sem prejudicar ninguém, mas os olhos fixos para a frente. Nestes casos, sugiro olharmos, nem que seja só um instante, para trás, e ver que tem muita, mas muita gente que gostaria e daria tudo para estar no lugar onde estamos, e nós, não satisfeitos, estamos aqui, querendo sempre mais.
Será que tudo isso, para certas pessoas, realmente vale a pena ?

Denise! disse...

Omar,
Meu amor, também te amo, viu? E também creio que cada um de nós deve buscar, sim, a felicidade, mas não às custas da infelicidade alheia. Para conseguirmos o que queremos não precisamos humilhar, invejar de forma negativa os outros, precisamos é acreditar que temos potencial,depende apenas de nós.
Beijos e Até Mais!!!